“A prática dos exercícios mente-corpo na terceira idade”

Os benefícios da atividade física na saúde estão bem comprovados cientificamente. Entretanto, modalidades apropriadas para a população idosa ainda não estão bem definidas. Em geral, os idosos necessitam de maior atenção e supervisão ao praticar exercícios físicos, por apresentarem condições como desgaste articular, dificuldades visuais e auditivas e diminuição da força muscular e equilíbrio. Por isso, encontrar uma atividade física que seja prazerosa e ao mesmo tempo de fácil execução e adesão costuma ser um desafio maior para o idoso.
Os exercícios mente-corpo (mind-body exercises) compreendem uma modalidade de atividade física anaeróbica, que associa o trabalho de força muscular, equilíbrio, controle postural e flexibilidade com técnicas de relaxamento, respiração, consciência corporal e meditação. Os exercícios mente-corpo começaram a ganhar destaque nos últimos anos de forma significativa e vêm sendo amplamente estudados e respeitados cientificamente e pelo público em geral. Os exercícios desta modalidade mais conhecidos são o tai chi chuan, a yoga e o pilates.
O tai chi chuan é uma arte milenar chinesa, que vem crescendo progressivamente no mundo ocidental como atividade física e é o exercício mente-corpo mais estudado na população idosa. Diversos estudos têm sugerido que o tai chi chuan é um exercício apropriado para a terceira idade por ser de baixo impacto, baixa velocidade e apresentar baixo risco para lesões. Esta prática consiste em movimentos circulares suaves, com foco na força muscular, equilíbrio, flexibilidade, respiração, meditação e concentração. O efeito mais conhecido do tai chi chuan na saúde dos idosos é a melhora da força muscular e equilíbrio com consequente diminuição do risco de quedas e fraturas. Outros benefícios associados ao tai chi chuan são: melhora da ansiedade e sintomas depressivos, qualidade do sono, alívio de dores articulares, melhora do sistema imunológico, ganho de massa óssea e melhora da memória e outras funções cognitivas.
Os exercícios de Pilates foram desenvolvidos por Joseph Pilates, em 1992 na Alemanha, com influências da yoga, artes marciais e meditação. Esses exercícios resultam de um programa de condicionamento físico e mental, que combina a filosofia ocidental com a oriental, associando técnicas de relaxamento, respiração e ligação entre mente e corpo com as teorias biomecânicas, focando na força e resistência muscular, equilíbrio e controle postural. Joseph Pilates descreveu este método como exercícios corretivos, que ativam a musculatura abdominal e espina, enquanto outros grupos musculares são trabalhados, promovendo maior desempenho físico e maior eficiência dos exercícios. Os benefícios conhecidos dos exercícios de Pilates na saúde dos idosos são: melhora do equilíbrio e controle postural, aumento da força muscular, diminuição do estresse, integração da mente e corpo, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade e coordenação motora, prevenção de lesões articulares, aumento da consciência corporal, melhora do humor e da auto-percepção da saúde e alivio de dores musculares. Diante disso, os exercícios de Pilates vêm se tornando cada vez mais populares na área de atividade física e reabilitação.
A prática de yoga tem origem na Índia e está associada com as práticas meditativas com influências do budismo e hinduísmo. Há dezenas de linhas diferentes de yoga no mundo, mas no Ocidente, o termo yoga costuma estar associado comumente com a Hatha Yoga e suas asanas (posturas). Estes exercícios são uma combinação de controle postural, flexibilidade, força muscular, técnicas de relaxamento, respiração e meditação. As vantagens mais comumente relacionadas à prática da yoga na população idosa são: melhora da fadiga em doenças oncológicas, alívios de dores musculares, melhora da qualidade do sono, melhora de sintomas psiquiátricos e melhora da qualidade de vida e auto-estima.
Portanto, os exercícios mente-corpo são uma prática segura, benéfica e recomendada para os idosos, com resultados bastante promissores, podendo ser considerada uma alternativa de atividade física anaeróbica para esta faixa etária.
Vila Leopoldina/Alto da Lapa
Tel: 11-96330-6509 (WhatsApp)
Bela Vista (Hospital Sírio Libanês)
Tel: 11-3394-5007